HISTÓRIA DA CIDADE


  1. A História

    Modelo - CE

    Era uma vez, em uma região repleta de natureza exuberante e recursos abundantes, a cidade de Modelo. Fundada em 1920, a cidade surgiu como um projeto inovador, idealizada por um grupo de visionários que sonhavam em criar um lugar onde a comunidade pudesse prosperar em harmonia com o meio ambiente.

    Os primeiros habitantes eram agricultores e artesãos que trouxeram suas tradições e saberes, estabelecendo uma base sólida para a nova cidade.Durante as décadas seguintes, Modelo se destacou pelo seu planejamento urbano inteligente. Os líderes da cidade priorizaram áreas verdes, escolas e espaços de convivência. A agricultura sustentável prosperou, e a cidade se tornou conhecida por sua produção de alimentos orgânicos. Os mercados locais eram um ponto de encontro, onde os moradores trocavam produtos frescos e ideias, fortalecendo laços comunitários.

    Nos anos 80, Modelo começou a investir em tecnologia e inovação. Universidades e centros de pesquisa se estabeleceram, atraindo jovens e intelectuais. A cidade se tornou um polo de desenvolvimento sustentável, implementando energias renováveis e práticas ecológicas em suas construções. O uso de transporte público eficiente e ciclovias incentivou a mobilidade sustentável, fazendo de Modelo um exemplo para outras cidades.

  2. História

    Capitania dependente, o Ceará teve a sua formação econômica iniciada no século XVII com a pecuária, para fornecer carne e tração à economia açucareira estabelecida na Zona da Mata. E Fortaleza, fundada em 13 de abril de 1726, ficou à margem.
    Nessa fase, a cidade primaz era Aracati. Icó, Sobral e Crato também ocupavam o primeiro nível na hierarquia urbana no final do século XVIII.
    Ao contrário de Aracati, de Icó e de outras vilas setecentistas fundadas nas picadas das boiadas, Fortaleza achava-se longe dos principais sistemas hidrográficos cearenses – as bacias dos rios Jaguaribe e Acaraú – e, portanto, à margem da atividade criatória, ausente dos caminhos por onde a economia fluía no território. Por todos os setecentos, a vila não despertou grandes interesses do Reino, não tendo desenvolvido qualquer atividade terciária.
    Mas, em 1799, coincidindo com o declínio da pecuária (a Seca Grande de 1790-1793 liquidou com a atividade), a Capitania tornou-se autônoma, passando a fazer comércio direto com Lisboa, através, preferencialmente, de Fortaleza, que se torna a capital.
    De 1808 em diante, com a abertura dos portos, o intercâmbio estendeu-se às nações amigas e, em especial, à Inglaterra, para onde o Ceará fez, em 1809, a primeira exportação direta de algodão.
    Como capitania autônoma, o Ceará ingressava então na economia agroexportadora. O viajante inglês Henry Koster, que, exatamente nessa época (1810), visitou Fortaleza, não a enxergava com otimismo: “Não obstante a má impressão geral, pela pobreza do solo em que esta Vila está situada, confesso ter ela boa aparência, embora escassamente possa este ser o estado real dessa terra. A dificuldade de transportes (...), e falta de um porto, as terríveis secas, [todos esses fatores] afastam algumas ousadas esperanças no desenvolvimento da sua prosperidade”.
    Em 1822, com o Brasil independente, o Ceará passou a província; no ano seguinte, a vila de Fortaleza foi elevada a cidade, o que robusteceu o seu papel primaz, dentro já da política de centralização do Império. As propriedades agropecuárias da província, a principal riqueza de então, pertenciam a pouco mais de 1% da população livre. Dado que a Lei de Terras, de 1850, só fez contribuir para a concentração fundiária, estavam fincadas então as bases das desigualdades de renda e riqueza que, embora em menor proporção, observam-se até os dias atuais no Ceará e em Fortaleza.